Festa em honra do Divino Espírito Santo

Imagem 1 - Bandeira em honra do Divino Espírito Santo, levada solenemente em procissão.


No passado dia 19 de Maio, solenidade de Pentecostes, a comunidade de Paradela celebrou a festa em honra do Divino Espírito Santo, seu padroeiro principal. 

Pelas 17h00 reuniram-se os fregueses para a celebração solene da Eucaristia no dia em que a Igreja celebra a descida do Espírito Santo, sob forma de “línguas de fogo” (Act 2, 3), sobre os seguidores de Jesus. 

Durante o sermão, foram recordadas as três pessoas da Santíssima Trindade, com especial ênfase sobre a terceira, cuja solenidade estava a ser celebrada. Na senda da carta de são Paulo aos Gálatas (Gal 5, 16-25), foram distinguidos os frutos de quantos deixam o Espírito Santo actuar nas suas vidas daqueles que vivem afastados do mesmo Espírito e, por conseguinte, da graça de Deus. Foram então os fiéis exortados a examinar as suas vidas para que, confrontando-as com a mensagem de salvação da Sagrada Escritura, pudessem corresponder ao apelo de conversão a que Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no mesmo mês de Maio, tinha chamado toda a humanidade a partir da Cova de Iria. 

No fim da Eucaristia, o povo saiu à rua para uma pequena procissão em torno da igreja matriz ao som do milenar hino Veni Creator Spiritus. Todo o percurso foi adornado com a generosidade popular que deu do seu tempo para fazer um majestoso tapete de flores em honra do padroeiro.

Terminada a procissão foi recitada uma oração sobre toda a freguesia seguida da consagração da mesma ao Divino Espírito Santo. 

Por fim, no adro da igreja, partilharam-se bôlas, vinho, sumos e doces enquanto o ameno convívio se fazia sentir ao som das músicas que passavam na rádio.


Imagem 2 - Tapete de flores em torno da igreja.


Comentários